23 de Março de 1909: nasceu a Maybach-Motorenbau GmbH

Wilhelm Maybach e o filho, Karl Maybach, fundaram a Maybach-Motorenbau GmbH, uma subsidiária da Luftshiffbau Zeppelin GmbH. O objectivo passava pelo desenvolvimento e produção de motores diesel e a gás tanto para os Zeppelins como para veículos automóveis.

Em 1919 a empresa produziu o seu primeiro automóvel experimental, que foi apresentado dois anos mais tarde no Salão de Berlim. Entre 1921 e 1940 a Maybach produziu automóveis de grande prestígio, mas também motores diesel para a marinha e para os caminhos de ferro. Durante a II Guerra Mundial construiu os motores para os tanques Panther e Tiger.

Depois do conflito dedicou-se à manutenção dos motores que havia produzido sem nunca regressar à produção automóvel. Acabou por ser integrada na Mercedes-Benz e, se desta aliança nasceu o projecto de uma marca de hiper-luxo autónoma, os Maybach 57 e 62 surgidos no início do século nunca se afirmaram e a sua produção foi descontinuada. Mesmo assim o nome Maybach continua vivo como símbolo de luxo, requinte e exclusividade para os topo-de-gama da Mercedes.

Em destaque